Banda de Vilela - Banda Filarmónica
Master Class
Master Ensemble

Olá a todos,

É uma vez mais um enorme orgulho que vemos o nosso grande clarinetista Frederic Cardoso associado numa ação de formação e desemvolvimento no mundo musical.

Frederic Cardoso foi fonsiderado pela compositora italiana Ada Gentile um clarinetista de grande personalidade e versatilidade, e pelo compositor Fernando Lapa como um motor de um assinalável número obras de câmara em que o seu instrumento tem um papel destacado, Frederic Cardoso, obteve vários prémios em concursos nacionais e internacionais, e dedica uma parte significante do seu trabalho à música de câmara e à música contemporânea. Enquanto solista ou como parte integrante de ensembles, estreou cerca de 170 obras em Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha e nos Países Baixos, sendo dedicatário de muitas delas. Neste âmbito, apresentou-se em Festivais como: Ciclo Estado da Nação da Casa da Música (Porto), Festival Dias da Música Eletroacústica (Seia), Festival Música Viva (Lisboa), Festival Mixtur (Barcelona, Espanha) e Donaueschingen Music Festival (Donaueschingen, Alemanha).
A sua discografia incluiu dezanove registos discográficos, em áreas tão diversas como a música contemporânea, erudita, improvisada, pop e world music.
Colaborou com a Banda Sinfónica Portuguesa, Fundação Orquestra Estúdio, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Remix Ensemble Casa da Música e Orquestra Gulbenkian; tendo-se apresentado, enquanto solista, com a Banda Sinfónica A Lord e a Orquestra Regional Lira Açoriana.
No âmbito do Teatro, tem colaborado frequentemente com o Ensemble de Actores, em peças como: Quarteto para o Fim do Tempo, de Olivier Messiaen; Triedro+Actores (ambas encenadas por Jorge Pinto); e História do Soldado, de Igor Stravinsky (encenado por Né Barros).
Natural de Tarouca, Frederic é: Licenciado e Mestre em Interpretação Artística, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde estudou com António Saiote e Nuno Pinto; Mestre em Ensino de
Música, pela Universidade do Minho; e Doutorado em Música -Especialidade de Interpretação, pela Universidade de Évora. Possui ainda uma Pós-graduação em clarinete baixo pela Musikene – Escola
Superior de Música do País Basco, onde estudou com Angel Molinos; e estudou Direção, durante vários anos, na Academia Portuguesa de Banda, com o Maestro Paulo Martins.
Atualmente, é membro efetivo da Banda Sinfónica Transmontana (clarinete baixo e clarinete contrabaixo), Supernova Ensemble e Pedro Melo Alves Omniae Large Ensemble; e Professor de Clarinete e Orquestra de Sopros no Conservatório de Música de Paredes. É ainda Artista Henri Selmer Paris.

Não percam mais uma grande oportunidade de poder trabalhar com um grande nome do nosso panorama musical.

www.facebook.com/profile.php?id=100058304844425