Banda de Vilela - Banda Filarmónica
Master Class Clarinete
Academia de Música de Arouca

Olá a todos,

É com uma enorme satisfação que vemos o nosso maestro inserido em mais um grande evento no mundo do clarinete.
Por isso não deixem escapar está grande oportunidade de trabalhar com um excelente clarinetista, um pedagodo acima da média sobretudo com um ser humano fantástico.

José Ricardo Freitas nasceu em 1977 em Pevidém – Guimarães.

Iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Musical de Pevidém.

Licenciado pela Escola Superior de Música das Artes e do Espectáculo do Porto na classe de clarinete do professor António Saiote.

Participou em master-classes com António Saiote, Jorge Trindade, Michel

Arrignon, Phillipe Cuper, Carlos Alves, Guy Deplus, Carbonare, Peres Pique, entre outros.

Participou em várias orquestras como: Orquestra Artave, Orquestra das Escolas Particulares 94, Sinfonieta, Remix – Ensemble, e Remix – Orquestra, Orquestra do Norte, Orquestra Invicta de Clarinetes e Nacional de Sopros dos Templários.

Trabalhou com os seguintes maestros: Ernest Schelle, Emílo de César, Juan Trillo, Christophe Millet, Atalaya, Kevin Wauldron, Omri Hadari, António Saiote, Robert Houlihan, Stephen Asbury, entre outros.

Apresentou-se a solo com a Orquestra Artave sob a regência dos maestros Roberto Tiribiçá e Ernest Schelle.

Em 1997, foi laureado com o 3º prémio (nível superior) no I Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas, e obteve o 2º prémio no mesmo concurso em 1999, assim como o 2º prémio em musica de câmara nível superior – Prémio Jovens Músicos – no respectivo ano.

Finalista no 1º concurso internacional realizado pelo Clarmeetoporto onde se apresentou a solo na final com a Orquestra Nacional do Porto interpretando o Concerto de Mozart.

Orientou master classes em Oliveira do Bairro, Piaget de Viseu, Conservatório de Vila Real, Paços de Brandão e Felgueiras.

A convite do Porto 2001 S.A. realizou a ópera “Satyricom” de Bruno Maderna sob a regência do maestro Aldo Brizzi no qual fez o papel de clarinete solo, sobre a mesma identidade realizou a ópera “Cosi Fan Tutti” de Mozart.

Com Orquetra Gulbenkiam e com o Remix – Ensemble estreou a obra Trames de Emanuel Nunes para comemorar os 500 anos da descoberta do Brasil. Gravou para a RTP e RDP.

Estudou direcção de orquestra com: Ernest Schelle, António Saiote, Jan Cober, Marcel van Bree, Eugenne Corporon e Douglas Bostock.

Foi maestro convidado pela Federação de Bandas Duriense e Trás-os-Montes onde realizou imensos concertos nas principais cidades do distrito de Vila Real e Espanha entre 2004 a 2006 encontrando-se estes trabalhos editados em dvd.

Dirige a Banda de Vilela desde 2002.

Luís Cardoso conceituado compositor e maestro dedicou a José Ricardo a obra Freitas – Fantasia Espanhola para banda e o compositor Ferrer Ferran dedicou as obras Castelo do Inferno (vencedora do concurso de composição Cidade Torrevieja VII) e Vilela a José Ricardo e Banda de Vilela.
Em dezembro de 2022 foi-lhe dedicada por um grupo de amigos e de músicos da Banda a Obra "Satrief Odracir" do compositor Nuno Osório.

Entre muita actividade com a Banda de Vilela, destaca-se a cooperação com a prestigiada editora Holandesa Molenaar, com a qual já gravou 2 cds.
Em 2008 um 2º lugar no grande Certâmen de Bandas de Villa de Altea,
Em 2017 participou no: XVIII Certamen International de Bandas de Música "Villa de Aranda" - Aranda De Duero - Espanha, onde obteve o 1º Prémio.
Em 2021 participou no VII Concurso de Bandas de Braga, onde obteve o 1.o lugar.
Em novembro de 2021 lançou o CD comemorativo dos 160 anos, CD com um repertório escrito e dedicado à Banda por compositores nacionais e internacionais.

Em Junho de 2010, a Banda actuou na Casa da Musica na Sala Suggia com um enorme sucesso. Tem previsto para este ano uma gravação com a Banda de Vilela de trabalhos originais, assim como o grupo Clarinetes Ad Libitum.

É fundador do Quarteto de Clarinetes do Porto e do grupo Clarinetes Ad Libitum onde tem-se apresentado por todo o país, Espanha, Ilhas Canárias, Alemanha, Japão, França, China, Bélgica e Estados Unidos da América (USA).

Com o grupo Clarinetes Ad Libitum tem editado um CD que se intitula Contradanza.

Leccionou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – Artave, e no Centro de Cultura Musical – CCM, entre 1999 até 2010.

Actualmente lecciona na Escola de Música de Esposende e na Academia de Música José Atalaya – Fafe, e é o maestro das orquestras de sopro.

É artista Buffett Crampon e Rico.

A Masterclass irá decorrer ns instalções da Academia de Música de Arouca de 20 a 22 de janeiro, não deixem fugir esta oportunidade única de estarem com um dos grandes clarintetista do nosso panamorama musical.
Deixo vos o link para o acederem ao formulário de inscrição.

Aproveitem!

docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfd5ZOoknL1DeQFlJOgsez3rrQdOOlBkaX_VTVlUmxqhLHe-g/viewform?usp=pp_url&fbclid=IwAR3Zd86eZeC_jzRFnWC_bsJd2k520VWqSyrWMpaD2zH6Gyh11r4wHL0YFkU