Banda de Vilela - Banda Filarmónica
Clarinetista português vai tocar na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Carlos Ferreira -The Rising Star

Carlos Ferreira é Clarinete Principal numa das mais conhecidas orquestras mundiais, a Orchestre National de France, e é com esta orquestra que o jovem de 30 anos vai tocar na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, esta sexta-feira. É simplesmente “algo incrível”, resume o músico, que nos falou sobre a sua carreira iniciada aos cinco anos numa banda filarmónica do norte de Portugal e que tem passado pelas mais prestigiadas orquestras do planeta.
Carlos Ferreira é Clarinete Principal na Orchestre National de France que, esta sexta-feira, vai tocar na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. É um concerto histórico para o clarinetista português multipremiado, que estudou em diferentes cidades europeias, entrou em algumas das mais prestigiadas orquestras do mundo e vive entre Lille e Paris.

Carlos Ferreira foi academista da Orquestra Royal Concertgebouw, em Amesterdão, continuou o seu percurso orquestral na Orchestre Philharmonique de Monte Carlo e depois ocupou o lugar de Clarinete Principal na Orchestre National de Lille e também na Philharmonia Orchestra de Londres.

Também tocou como solista com diversos ensembles e formações, como a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Transylvania State Philharmonic Orchestra, a Orchestre de Chambre de Genève, a Münchener Kammerorchester, a Münchener Rundfunkorchester, a Orchestre National de France e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Em 2022, Carlos Ferreira lançou o seu primeiro álbum intitulado “XX-XXI”, com obras para clarinete e piano, com o pianista e compositor Pedro Emanuel Pereira.

www.rfi.fr/pt/programas/vida-em-fran%C3%A7a/20240725-carlos-ferreira-o-clarinetista-portugu%C3%AAs-na-abertura-dos-jogos-ol%C3%ADmpicos-de-paris?fbclid=IwY2xjawEQWV9leHRuA2FlbQIxMAABHYRXMvEkhhZzbAn_QOcibRPGTI5c8VgJ0aPsj09zwqN1HFyDvd_a0RuOwQ_aem_5XNqn